terça-feira, novembro 28, 2006

Antônio Scheffer


Antônio Scheffer,

Coração doce, face enternecida. E o mundo a ser olhado. Cadeira, varanda. Vagar ao passar.

Talvez o mais antigo ex-aluno da EAFI, onde foi aluno ha 71 anos atrás como guarda na memória.

Hoje seu Antônio abre os olhos e fala com a voz da eternidade sobre irmãos do céu como se tivesse segredos da alma a contar. Fala de pessoas queridas. Meu pai, minha mãe. E se abre ao diálogo da vida.
Passo quase sempre sob sua varanda. Seu antônio à cadeira ve o mundo passar.
Vez por outra paro para prosear, se não for para lançar candidaturas como ainda se vê procurar.

Mas Seu Antônio, com o orgulho dos vencedores, deixa muitas obras em Inconfidentes e outras pela EAFI. E conta. Muito, são casas construidas. Até para quem não lhe pagou - hoje mágoa desprezada. Como despresa as coisas pequenas da vida que não valem mais a penas conservar.

Ah, sim! Seu Antônio é funcionário aposentado da Prefeitura. Aliás, comçou antigo funcionário da Prefeitura de Ouro Fino; pois naquela época, Inconfidentes ainda era distrito. E recorda a advertência que então lhe fez o prefeito de Ouro Fino (1963) , seu amigo pessoal: "Então você vai optar por Inconfidentes ? Não quer ficar?"

E lembra do comentário final: "você vai sofrer". E não deu outra, conta vitorioso.

Para quem não sabe, o Pai do Seu Antônio era o saudoso Pedro Scheffer (também antigo funcionário da Escola, criava abelhas), cuja casa onde hoje moram o filho Armindo com mais outros da família, fica logo depois da ponte de concreto (1950) sobre o Rio Mogi - saída para Ouro Fino pela "estrada velha". Pelo batismo popular, o local é conhecido como a Ponte do Pedro Scheffer.

Nenhum comentário: