Toninho, como é conhecido.
A paisagem de Inconfidentes não estaria completa se faltasse o Toninho sentado no "point", seu lugar cativo na esquina da Rua Sargento Mor com a Av. Alvarenga Peixoto, onde ficava antigamente o açougue do seu Américo.
Toninho hoje é funcionário aposentado da Prefeitura Municipal. Mas vez por outra, a gente o encontra no batente junto com a turma da prefeitura. Ajuda em algum conserto de calçamento ou em obra que exija conhecimento das coisas mais antigas da cidade. Quem não conhece o Toninho?
Nos idos de 1960, toninho jogava futebol. Era centro avante, o maior craque do Inconfidentes F.C. Sempre atraída onde estivesse, a bola era lhe obediente. Seguia por seus pés enquanto os beques ou corriam atrás ou permaneciam sentados no chão. Era o futebol arte que existia no Brasil. Conforme o jargão da época, muitos times da região, vinham "requisitar" emprestado o grande craque de Inconfidentes para "enxerto" em partidas decisivas. Hoje é sempre alegria encontrar essa figura humana sentado nesse canto de mundo - onde ainda contemplativo a seu modo filosofa e compõe a estética da vida como arte em si.
Hoje Toninho virou avô. Passeia com a netinha Fernanda de bicicleta por aí; enquanto, de novo, boboletas e canarinhos povoam as terras na fazenda.
quarta-feira, novembro 29, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário