terça-feira, novembro 28, 2006

Mozart


Mozart Ferreira, Funcionario aposentado da antiga EAVM, hoje EAFI. Seu pai, o saudoso Solon Ferreira.

Mozart, velho amigo!
Outra alegria em Inconfidentes, é andar pelas ruas e, de repente, topar com o Mozart. É inevitável o abraço carinhoso.

Parece, fomos cúmplices na juventude. Talvez sua grande mágoa na vida foi não "dirigir" a baratinha do Pe. Antônio (Chevrolet cupê 1937). Pois esse, logo trocou por um Jeep Willys-59 - motor de 6 cilindros que subia em parede. Foi quando depois me senti como "motorista substituido", pois o Mozart era mais ajuizado, com certeza.

Mas era nisso que dava, ser "coroinha" e ser ateu ao mesmo tempo. Quando era para levar o padre em Crisólia, eu ficava na porta, esperando... O Mozart, de certo, mesmo que não rezasse muito: ajudaria e tocaria campainha.

Mas na oficina mecânica, a coisa era séria: embora volta e meia a gente tivesse de fazer mágica para fazer máquina velha rodar de novo... E hoje garanto: só Mozart é quem sabe fazer de novo funcionar o motor do velho "Allis Chalmers" - trator de bitola estreita e roda de ferro, decerto encostado como sucata em algum barraco da EAFI, assim como o "Cock shutt", um trator volta e meia "perneta". Por fim, jamais voltou a andar de quatro. Mas esse era "diesel", coisa mais "moderna" e a gente tinha respeito. Ainda existe?

3 comentários:

FPBueno disse...

Caro Raul,ainda não tive o privilégio de conhecê-lo, mas conheço convivi e estudei com o "KikA" Fernando.

Gostei muito do seu Blog "memórias da antiga EAVM, pois seu pai foi meu primeiro diretor e achei falta de algum comentário dele pois gostaria de saber mais sobre ele, pois na época o tinhamos como um mito que achavamos que não tinhamos direito de nos aproximar, não por ele e sim pela nossa simplicidade, apesar da grande amizade com o Fernando e sua irmã que peço desculpas não estou lembrando-me do nome.
Outra pesssoa que gostaria de saber sua história de vida seria o saldoso Sr. Ildefonso figura inesquecível.

De quase todas as pessoas da EAVM que estão no seu Blog, tive bom relacionamento, inclusive fui um dos líderes de confiança do Bié (grande homem).
Estudei na EAVM entre 1967/1973, hoje moro no grande ABC na Grande São Paulo e trabalho em uma empresa de auto peças como engenheiro.

Zé Marcos - operário do riso disse...

Eu sou Zé Marcos (Operário do Riso) conhecido em Inconfidentes por Itajubá. Sinto muitas saudades deste lugar. Deixo um forte abraço e lembranças a todos os moradores. Parabéns pelo blog.

werner disse...

Que saudades!
Sou ex-aluno da EAVM,talvez até tenha sido seu contemporâneo.
Ao ler as homenagens ao Sr. Eneias e Prof. Amador, Pié, na citação ao sr. Solon e Sr. Ico, lembrei-me da TV sobre o balcão onde assistimos alguns jogos da copa de 1958, do sr. Fritz, dono da sorveteria, do sr. Mamute,este dono de uma loja de bujingangas,do sr. Marcelo dono do
Cinema e instrutor no Núcleo de Agricultura, da Ada , filha do barbeiro, do Prof.de música sr. Renato, este recem chegado, o Bira e Ubiratam, dois irmãos bons de bola,do Joaquim Parmo Rodrigues, do
Prof. Lerni Mendonça Machado, eis lutador de Boxe e prof. de Educação Física, da dona NINA,prof. de História do Pupitre, prof. de Francês, do Chimbica, de Formiga, cantava muito bem, lembro-me que nos intervalos das aulas,nos
dirigia-mos ao banheiro para ouvir o Chimbica cantar acompanhado pelo batuque na porta dos sanitários.
Oportunamente voltarei a me comunicar para continuar o resgate desse tempo que marcou uma bela fase da minha vida.
Um abração,
Ross
email:rwfaulstich@gmail.com